Research Group
Presentation
Passados 30 anos sobre o encerramento da mina do Lousal, situada no concelho de Grândola, a comunidade desta aldeia mineira continua a perpetuar, no espaço e no tempo, identidades e memórias cujo referencial se mantém determinado pela história da mina e pelo seu quotidiano social e simbólico enquanto operários.
Patrocinado pelo Município de Grândola, o projecto de investigação-acção “Um Monumento para o Lousal” visa homenagear esta comunidade, investindo na valorização identitária do seu território através da Arte Pública. Trata-se de um processo de co-produção artística desenvolvido ao longo de várias sessões de trabalho entre uma equipa interdisciplinar de investigadores e a comunidade local, com o objectivo de projectar em conjunto e de raiz, três esculturas para a aldeia. Neste contexto, a Arte Pública assume-se não só como ferramenta de diálogo com o território e as memórias colectivas, mas também como elemento de valorização de um património material e imaterial identificador do Ser e do Saber Fazer das gentes do Lousal. Em 2018 concluiu-se o processo criativo que conduziu à elaboração de várias propostas escultóricas, sujeitas posteriormente à votação. Serão construídos e instalados de forma faseada os três projectos mais votados (1º em Maio 2019 e 3º em 2021).
Period: 2018 - 2021
Funding Institution: Câmara Municipal de Grândola
Coordination: Sérgio Vicente (CIEBA - FBAUL); Maria Assunção Gato (DINÂMIA'CET-IUL)
DINÂMIA'CET-IUL Team: Maria Assunção Gato e Pedro Costa
External Team: Sérgio Vicente (coord.), Cristina Cruzeiro, Helena Elias, Filipa Ramalhete, Rogério Taveira, Fernando Fadigas, João Quintela, Joana Jordão
Resources:
Página na Câmara Municipal de Grândola
Updated: 06/02/2019
Comments