SEMINÁRIO AS NARRATIVAS DA CRISE E A CRISE DAS NARRATIVAS?
17 DE FEVEREIRO | 14H00 Aud. J.J. Laginha | ISCTE-IUL Entrada Livre com inscrição aqui
14h00-15h00
Crise, troika, austeridade: uma leitura das narrativas da crise a partir da análise linguística do discurso Isabel Margarida Duarte e Alexandra Guedes Pinto | FLUP e Centro de Linguística da Universidade do Porto
O FMI e a experiência do “resgate” português Ana Costa, DINÂMIA’CET-IUL | ISCTE-IUL
A narrativa da austeridade na imprensa económica portuguesa João Ramos de Almeida | Obs sobre Crises e Alternativas CES-UC
Moderador: José Castro Caldas, CES-UC
15h00-17h00
Painel de comentadores:
Ana Luísa Rodrigues | Sindicato dos Jornalistas Cunha Vaz | Cunha Vaz & Associados Helena Garrido | Jornal de Negócios João Vieira Pereira | Expresso João Rodrigues | CES-UC Nicolau Santos | Expresso Rita Espanha | CIES/ ISCTE-IUL Rita Figueiras | FCH-UCP
Debate
Moderador: Paulo Martins | Sindicato dos Jornalistas
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Enquadramento
Este seminário trata de narrativas da crise – narrativas de uma das instituições da troika (o FMI) e narrativas de jornalistas económicos na imprensa (crónicas e editoriais).
Narrativas são relatos de acontecimentos apresentados numa sequência de palavras escritas ou ditas, ou de imagens. Esta é a definição de um dicionário que mostra que não há qualquer conotação negativa no conceito de narrativa. O relato pode assumir a sua natureza ficcional, ou pode reclamar para si um fundamento factual. Mas mesmo quando se designa como “narrativa” um relato que reclama fundamento factual, não se está necessariamente a denunciar esse relato como uma efabulação. Em qualquer caso nenhuma narrativa é neutra. Quem conta um conto não só acrescenta um ponto, como confere um sentido aos acontecimentos relatados.
Designamos os relatos analisados neste seminário por “narrativas da crise”, conscientes de que o termo “crise” é em si mesmo central na narrativa dos acontecimentos experimentados. Porque se disse da sequência de eventos relatados que eles configuravam “uma crise”? O que está implícito na interpretação desses acontecimentos como “uma crise”?
As narrativas da crise são importantes. Elas proporcionam a pessoas perplexas e confusas, pela sequência surpreendente de acontecimentos adversos, um enquadramento interpretativo que define o que “correu mal” e “o que deve ser feito”. Esse enquadramento condiciona o modo como todos (re)definimos no contexto da crise as nossas preferências, interesses e valores e a posição que enquanto cidadãos assumimos – de acordo, consentimento ou de rejeição – às soluções de política adotadas.
As narrativas da crise carreiam interpretações dos acontecimentos, mas não estão imunes ao desenrolar dos acontecimentos e à crítica. Por muito poderosas que sejam, há sempre momentos em que as narrativas podem entrar elas próprias em crise com um simples “O Rei vai nu”. É isso que discutimos quando além das narrativas da crise falamos de crise das narrativas.
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