IEFP e Observatório do Emprego Jovem celebram protocolo para fazer um retrato do emprego jovem
O Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e o Iscte – Instituto Universitário de Lisboa, através do Observatório do Emprego Jovem, da Unidade de Investigação DINÂMIA’CET-Iscte, celebraram um protocolo de cooperação para o desenvolvimento de estudos na área do Emprego Jovem, Desemprego Jovem, Políticas de Emprego Jovem, e dos Jovens e o Mercado de Trabalho para os próximos três anos.
O objetivo do IEFP é avaliar a implementação das medidas que têm vindo a ser adotadas no âmbito desta temática pelo organismo bem como proceder à recolha de informação que possa auxiliar a tomada de decisões e a direcionar as políticas públicas mais eficazes para o cumprimento dos objetivos e metas traçados.
Os estudos desenvolvidos pelo DINÂMIA’CET-Iscte, através do Observatório do Emprego Jovem (OEJ), vão permitir um nível de caracterização e diagnóstico na área do Emprego Jovem, Desemprego Jovem, Políticas de Emprego Jovem e dos Jovens e o Mercado de Trabalho em Portugal, através da identificação de áreas de ação.
“Como organismo responsável pela execução da política de emprego e formação profissional definida pelo Governo, este protocolo torna-se fundamental para avaliar e medir o verdadeiro impacto dos apoios à formação e qualificação de jovens e à sua integração no mercado de trabalho”, explicou Domingos Lopes, presidente do IEFP.
Para Paulo Marques, Professor no Iscte e Coordenador do Observatório do Emprego Jovem, "os estudos visam contribuir para a fundamentação das políticas públicas relativas ao emprego jovem. Num tempo em que a melhoria das qualificações dos jovens coloca novos desafios e novas oportunidades a Portugal, julgamos ser fundamental desenvolver parcerias entre a administração pública e as universidades", afirmou o Coordenador do OEJ.
Durante os três anos do protocolo, o IEFP apoiará financeiramente a realização destes estudos até ao montante global de € 75.000,00. A adequação dos estudos realizados pelo DINÂMIA’CET-Iscte será objeto de avaliação no final de cada ano.
Comments