top of page

paulo marques participa no Grande Debate da RTP1

A edição de dia 20 de junho do programa da RTP1 “É Ou Não É? - O Grande Debate” debruçou-se sobre o tema “Emprego e Salário dos Jovens Trabalhadores”. Paulo Marques, um dos coordenadores do OEJ, encontra-se entre os convidados a comentar o assunto.



Dados da Fundação José Neves mostram que o prémio salarial das licenciaturas diminuiu desde 2011 e que os salários reais dos jovens graduados foram dos mais afetados no último ano. Paulo Marques frisa que os problemas devem ser analisados separadamente, focando a importância de aumentar os salários reais dos jovens. Quanto à queda da diferença salarial entre licenciados e trabalhadores com o ensino obrigatório, defende que não deve soar alarmes: além de a redução ser expectável, como explica no Público, continua a compensar investir no Ensino Superior, não só pelo prémio salarial ainda significativo, como pelas taxas de desemprego bastante mais reduzidas. As soluções para as duas questões são distintas e não devem ser confundidas. Como exemplo, relembra que a valorização do ensino técnico poderia contribuir para a redução do prémio, não obstante ser desejável para o país.


O debate contou também com intervenções de Susana Peralta, professora de Economia na Nova SBE, Rogério Carapuça, presidente da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações, Ausenda Oliveira, professora na Egas Moniz School of Health and Science e especialista em gestão do bem-estar e da felicidade organizacional, e ainda dois jovens com percursos distintos, Adriana Cardoso (ciências farmacêuticas) e Daniel Romão (mediador de seguros). Outros tópicos abordados incluem a qualidade do emprego além das remunerações, o bom aproveitamento das competências e capacidades dos trabalhadores, e a captação e retenção de talento no país.

Pode assistir ao debate completo aqui.

Comentarios


bottom of page