top of page

Exposição de Hestnes Ferreira no MAC/CCB

Vai estar patente até 15 de Abril de 2025 uma exposição dedicada à vida e obra do arquiteto Hestnes Ferreira: Forma | Matéria | Luz. Complementar à exposição, serão organizadas visitas guiadas que irão percorrer a pegada arquitectónica do arquiteto.



A exposição Hestnes Ferreira – Forma | Matéria | Luz, comissariada por Alexandra Saraiva com Patrícia Bento d’Almeida e Paulo Tormenta Pinto, apresenta uma leitura sobre a obra do arquiteto Raúl Hestnes Ferreira (1931–2018).


A sua obra emerge na intersecção entre a arquitetura mediterrânea e a estética escandinava, influenciada por nomes como Aalto, Asplund e Lewerenz. No entanto, foi a experiência ao lado de Louis Kahn, em Filadélfia, que mais marcou a sua formação, ampliando o seu conhecimento e a busca pela essência da arquitetura.


As obras selecionadas sublinham a relevância do universo profissional de Hestnes Ferreira, desenvolvido ao longo de mais de 60 anos. Com base na memória de todo o seu percurso singular e transcultural, contemplando a sua vasta obra, selecionaram- -se treze projetos que revelam os três conceitos-chave da exposição.


Num primeiro momento, enquadra-se o percurso académico que determinou a sua prática profissional. Evidencia-se o espírito militante e inconformado perante um regime rígido e autoritário, desde as Escolas de Belas Artes de Lisboa e do Porto ao Instituto Finlandês de Tecnologia de Helsínquia, passando pela Universidade de Yale e, por último, pela Universidade da Pensilvânia, onde obteve o diploma de mestre em Arquitetura.

A forma, para Hestnes Ferreira, revela uma forte proximidade com a geometria, sendo esta a expressão imediata da ordem. O seu processo conceptual, com recurso a formas ordenadas e regulares que se interrelacionam e se complementam, é obsessivo. As geometrias puras do quadrado e do círculo são o início do processo de criação. Na análise do projeto arquitetónico evidenciam-se cada um dos seus elementos e as consequentes relações de ordem — simetria, proporção, posição, ritmo e harmonia.


Se o interesse pela materialidade construtiva teve início na sua passagem pelo Porto, a experiência em Filadélfia, com Louis Kahn, fortaleceu a sua habilidade de integrar materiais e sistemas construtivos no desenvolvimento de cada projeto, explorando até à exaustão as possibilidades formais e expressivas de cada elemento. Ao expor o sistema construtivo de forma visível, eliminando qualquer componente que possa comprometer a sua compreensão, as suas obras tornam-se mais claras para quem as observa e as usufrui.

Na arquitetura de Raúl Hestnes Ferreira, o contraste entre a luz e a sombra potencia a criação de espaços homogéneos e enriquecidos pelo silêncio. Os conceitos-chave refletem-se na simplicidade e neutralidade de ambientes definidos pela ausência de ornamentação e pela clareza das formas.



Visitas Guiadas Revisitar a obra de Hestnes Ferreira - Inscrições aqui

No âmbito da exposição Hestnes Ferreira — Forma | Matéria | Luz, propõe-se um ciclo de visitas guiadas à exposição e a obras representativas da autoria deste arquiteto. Estas visitas, orientadas por arquitetos, proporcionam a oportunidade de aprofundar e expandir perspetivas sobre aobra de Hestnes Ferreira, promovendo diferentes vivências em cada edifício e prestando particular atenção à sua forma, matéria e luz.



19 out (sáb), 16h / 19 Oct (Sat), 4 pm

Visita à exposição

Orientação de Alexandra Saraiva, arquiteta, investigadora e curadora da exposição / MAC/CCB


24 nov (dom), 15h / 24 Nov (Sun), 3 pm

Visita ao Bairro Fonsecas e Calçada

Orientação de Michel Toussaint, arquiteto e investigador do Centro de Investigação em Arquitetura Urbanismo e Design

Bairro Fonsecas e Calçada, Lisboa Integrado na programação dos 50 anos do 25 de Abril


11 jan (sáb), 15h / 11 Jan (Sat), 3 pm

Visita à Biblioteca de Marvila

Orientação de Paulo Tormenta Pinto, arquiteto, diretor do Dinâmia’CET-ISCTE e curador da exposição


22 fev (sáb), 15h / 22 Feb (Sat), 3 pm

Visita ao campus ISCTE

Orientação de arquiteto e vice-reitor do ISCTE

Avenida das Forças Armadas, Lisboa / Lisbon


15 mar (sáb), 15h / 15 Mar (Sat), 3 pm

Visita à casa de Albarraque

Orientação de Luís Urbano, arquiteto e investigador


Comments


bottom of page