top of page

DINÂMIA'CET-Iscte na Noite Europeia dos Investigadores 2024 no dia 27 de setembro

Descobrir no mapa e conversar sobre onde andou na Escola Primária, colaboração entre vizinhos para melhorar a vida nas comunidades, são estas as actividades que os investigadores do DINÂMIA'CET-Iscte vão levar à edição de 2024 da Noite Europeia dos Investigadores.



as atividades

Arquitectura Aqui na Escola: Onde Andou na Primária?

Depois do sucesso na edição de 2023, a equipa do projeto ReARQ.IB – Built Environment Knowledge for Resilient, Sustainable Communities, volta a levar esta atividade à NEI2024 e será dinamizada na sala A60 no piso 0 do MUHNAC.

Esta atividade convida o público a partilhar as suas memórias em torno de um equipamento emblemático, a escola primária. Durante os métodos de investigação e de preparação do trabalho de campo pelo território ibérico, vamos recorrer ao Google Maps para identificar as escolas, obtendo no final um mapa anotado. Pretendemos suscitar uma conversa, com opção de gravação áudio do testemunho como suporte da investigação e possibilidade de divulgação online na plataforma do projeto, em torno do papel dos equipamentos coletivos construídos no século XX na vida das comunidades. Valorizamos o papel dos cidadãos na investigação académica e na participação em decisões quanto ao futuro destes edifícios que têm vindo a perder as suas funções originais.



Construindo Vizinhanças

Esta actividade é uma parceria entre investigadores do CRIA, DINÂMIA'CET-Iscte e FCUL e será realizada no Auditório MUHNAC, no piso 0 do MUHNAC, dia 27 de setembro, entre as 17h e as 24h. A dinamizar a atividade irão estar Filipe Olival (CRIA-UC), Catarina Mateus (DINÂMIA’CET-Iscte) e Guilherme Luz (FCUL).



O jogo parte de um cenário em que um grupo de novos habitantes se muda para um bairro urbano com vários problemas que caraterizam as nossas cidades (gentrificação, dificuldades de mobilidade, diminuição de serviços, falta de equipamentos e espaços públicos, etc.). Os participantes são convidados a colocar-se no papel dos habitantes do bairro e a cooperar entre si para resolver alguns destes problemas, construindo vizinhança. Este jogo baseia-se em duas investigações sobre novos modelos de cooperativas e como estas podem transformar o território e o tecido social, incitando os participantes a imaginar como a cooperação pode fortalecer as relações sociais e contribuir para assegurar o direito à cidade.

Comentários


bottom of page