top of page

Community Land Trust (CLT) - Sessão de apresentação



Na próxima quinta-feira, 27, decorre uma sessão especial onde será apresentado o modelo inovador de Community Land Trust (CLT), uma solução que ainda não existe em Portugal, mas que tem vindo a crescer significativamente por toda a Europa continental nos últimos anos. 


O CLT é um modelo não-especulativo que se foca em garantir a acessibilidade e a sustentabilidade da habitação de forma permanente. Este modelo está a ser adotado com sucesso em várias cidades europeias, como Bruxelas, Londres e Amsterdão, onde tem demonstrado ser uma alternativa viável para enfrentar a crise de habitação.

 

Data: 27 de Junho

Hora: 18:00 -19:30 

Local: Sala de Conferências do IGOT-ULisboa - Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa

R. Branca Edmée Marques, 1600-276 Lisboa

 

Para esta sessão, contamos com a presença de Tarcyla Fidalgo, que nos falará sobre o seu trabalho a partir do Rio de Janeiro, nomeadamente a partir de territórios já construídos, o que permitirá fazer várias pontes com a situação em Portugal.

 

O modelo do ‘Community Land Trust’ no desenvolvimento comunitário e urbanístico de comunidades autoconstruídas possibilidades a partir do Sul Global.


____________________________________________________________

 

Sobre a oradora

Tarcyla Fidalgo Ribeiro

Doutora em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional IPPUR/UFRJ com estágio doutoral no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Mestra em Direito da Cidade pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pós graduada em Política e Planejamento Urbano pelo IPPUR/UFRJ e em Sociologia Urbana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Possui graduação em Direito também pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de direito público, direitos reais, economia política, sociologia urbana e planejamento urbano, com ênfase em direito urbanístico, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, regularização fundiária, propriedade, financeirização, community land trusts (termo territorial coletivo) e comuns urbanos. Pesquisadora do Observatório das Metrópoles - Núcleo Rio de Janeiro. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico, da Red de Centros de Estudio en Desarollo Urbano - REDEUS, da rede Properties in Transformation e da rede CUAL - Comuns Urbanos na América Latina. Conselheira do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico. Coordenadora do Projeto Termo Territorial Coletivo na ONG Comunidades Catalisadoras. Membro da diretoria do Center for Community Land Trust Innovation. 

bottom of page