Foi publicado o livro Jovens e o Trabalho em Portugal Desigualdades, (des)proteção e futuro, que é o resultado de uma parceria entre o Observatório do Emprego Jovem e o Observatório das Desigualdades, e onde são apresentados alguns dos desafios e prioridades do mercado laboral com especial enfoque no emprego jovem.
Esta parceria surgiu na sequência de um convite da Comissão para a Sustentabilidade da Segurança Social, criada pela Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social do XXIII Governo Constitucional de Portugal, enquadrada através do Despacho n.º 9126/2022, de 26 de julho.
O objectivo passou pela realização de um estudo assente num questionário dirigido a jovens, que visava recolher informação sobre a situação no mercado de trabalho e as representações e perceções acerca da segurança social. Os dados foram recolhidos entre 12 de dezembro de 2022 e 29 de janeiro de 2023, através de um inquérito online, através de uma amostra bola de neve, que beneficiou de contactos institucionais e de redes sociais. A amostra, após a validação da base de dados, é de 5.076 jovens, com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos com uma distribuição relativamente uniforme em termos etários.
Da análise destes resultados foi produzido este livro coletivo, o qual ilustra que apesar do enorme avanço que Portugal conheceu nas últimas cinco décadas, quer em termos de desenvolvimento económico, quer do contínuo crescimento e consolidação dos sistemas públicos de educação, de saúde e de segurança social, o mercado de trabalho atual continua a confrontar-se com debilidades estruturais que afetam as condições laborais e socioeconómicas de um conjunto alargado de trabalhadores, especialmente dos mais jovens. Este livro avança ainda com prioridades de atuação das políticas públicas, para que estas sejam cada vez mais eficazes na resposta aos desequilíbrios e às tendências identificadas.
Mais informações
Comentários