Research Group
Research Group
Research Group
Último Episódio
Lançamento: 19 de novembro de 2024
Desenhar a cidade com lápis de cor: Ana Brandão e o planeamento dos Espaços Públicos
Nesta conversa ficámos a saber que a Ana sempre pensou seguir ciências, mas no último verão antes de começar o ensino secundário, decidiu escolher artes. E muito por causa de uma caixa de lápis coloridos à qual achava muita piada. O combinado com a mãe foi ir para uma turma com matemática e física, o que lhe permitiu o contacto com as ciências ditas exatas, mas também com uma componente artística. Na universidade, a arquitetura era a opção que tinha estas duas valências. O percurso da Ana como investigadora começou com a tese de mestrado, onde trabalhou a articulação entre o tempo e a cidade. Hoje os temas que mais a inquietam são os que se relacionam com os territórios metropolitanos, os territórios do quotidiano ou da normalidade, como a Ana lhes chama. Como é que estes territórios, e os seus espaços públicos, são desenhados, planeados, geridos e vividos? Uma das coisas que mais motiva o trabalho da Ana é apoiar a construção de políticas públicas, até porque acredita que os investigadores têm o dever de produzir conhecimento que seja útil a outros para que estes possam fazer o seu papel de uma forma mais informada.
Próximo episódio
Lançamento: novembro 2024
O poder da ética e da negociação: Eduardo Simões e a saúde e bem-estar nas organizações
Nesta conversa descobrimos que o interesse do Eduardo pela psicologia muito se deve à influência de um professor de filosofia durante o ensino secundário e ao contacto com pessoas que, ainda no contexto do Estado Novo, se tinham inscrito no ISPA, o Instituto Superior de Psicologia Aplicada. O Eduardo fez o mesmo em 1973, sem saber se o Instituto teria condições para se manter aberto. Por essa razão inscreveu-se também na licenciatura em biologia. Nos primeiros anos frequentou os dois cursos em simultâneo, mas no final do 3º ano optou pela sua paixão inicial: a psicologia, a área onde desde então desenvolve o seu percurso académico. Este é bastante eclético: começa na psicologia clínica, passa pela psicologia cognitiva e chega à psicologia social e das organizações, a área em que se encontra a temática que hoje mais o inquieta: a ética nas organizações. Ao longo desta conversa ficámos a saber que numa organização, a existência de uma infraestrutura ética forte e de uma gestão de recursos humanos socialmente responsável favorece o bem-estar dos trabalhadores. E nesta área, o Eduardo relembrou-nos que um dos principais desafios será certamente compreender os impactos da inteligência artificial.
Episódios Disponíveis
Ficha Técnica
Produção: DINÂMIA'CET-Iscte
Coordenação, realização: Ana Oliveira e Bruno Vasconcelos
Ilustração: Catarina Sobral
Sobre
No podcast Diário de um Investigador vamos falar de forma descomplicada sobre o percurso e o trabalho dos investigadores do DINÂMIA’CET – Iscte. Queremos perceber o que os inquieta e motiva a fazer investigação e de que forma as suas descobertas têm impactos no nosso quotidiano.
A cada episódio iremos conversar com um investigador ou investigadora do DINÂMIA’CET – Iscte para conhecer melhor o seu percurso e o seu trabalho. Iremos falar sobre as suas motivações, como começou a fazer investigação, como é um dia de trabalho e que desafios encontra, quais as metodologias e estratégias a que recorre, sem esquecer, claro, quais são os resultados a que tem chegado e de que forma estes podem contribuir para um mundo melhor.