Loading Loading...
 

Sobre o Centro

O DINÂMIA'CET-IUL - Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território, do ISCTE-IUL, tem como principal objectivo desenvolver investigação e estudos sobre os processos de mudança social, económica e territorial, numa perspectiva interdisciplinar, comparada e em contexto europeu e internacional. Conta actualmente com mais de 100 investigadores, incluindo cerca de 50 doutorados, com formações disciplinares diversificadas (economia, sociologia, direito, arquitectura, planeamento regional e urbano, antropologia, geografia, gestão, métodos quantitativos, etc.).

A pluridisciplinaridade e a interdisciplinaridade constituem uma marca identitária do Centro desde a sua fundação, expressa na maioria dos seus projectos e reforçada pela fusão entre DINÂMIA e o CET- Centro de Estudos Territoriais, em 2009, e pela adesão do núcleo de investigadores de arquitectura do ISCTE-IUL.

Os investigadores do DINÂMIA'CET-IUL aliam uma forte inserção na pesquisa avançada a nível internacional ao empenhamento em aprofundar o conhecimento da realidade portuguesa, na perspectiva de poderem dessa forma contribuir para o processo de desenvolvimento socioeconómico e territorial do país. São múltiplas as redes internacionais e nacionais em que se inserem, incluindo até recentemente duas redes europeias de excelência. Os investigadores do Centro participam regularmente em conferências, colóquios e seminários científicos em Portugal e no estrangeiro e divulgam os resultados do seu trabalho em revistas, livros e outras publicações nacionais e internacionais.

As actividades do Centro englobam, além da pesquisa fundamental e aplicada e da prestação de serviços à comunidade, uma intensa prática de disseminação científica, traduzida na realização anual de dezenas de seminários e conferências. O DINÂMIA'CET-IUL edita uma revista em linha sobre estudos urbanos e territoriais e uma série de Working Papers, ambas com revisão científica por pares. É co-financiador do Portuguese Journal of Social Science, estando representado no respectivo Comité Editorial.

As três grandes áreas de investigação do DINÂMIA'CET-IUL, cada uma delas organizada em programas de pesquisa plurianuais, são as seguintes:

- Inovação, Conhecimento e Trabalho

- Cidades e Territórios

- Governação, Economia e Sociedade

Diagrama

O DINÂMIA'CET-IUL é centro associado de programas de Mestrado e Doutoramento do ISCTE-IUL nas áreas da economia e das políticas públicas (nos âmbitos monetário, territorial, de inovação e dos recursos humanos e nos planos do apoio à formulação, acompanhamento e avaliação de políticas), do desenvolvimento económico e social, dos estudos urbanos e territoriais, de arquitectura e urbanismo e do direito. Em todas estas áreas reúne um sólido património de conhecimento, que lhe permite apoiar dezenas de doutorandos e enquadrar pós-doutoramentos. Encontra-se integrado na Escola de Ciências Sociais e Humanas, do ISCTE-IUL.

É unidade de investigação certificada e avaliada pela FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, com a classificação de Excelente. As suas fontes de financiamento têm incluído entidades públicas e privadas, nacionais e europeias, tais como a FCT, a Fundação Gulbenkian, agências e institutos públicos portugueses, autarquias, IPSS, associações profissionais, empresarias e sindicais, a Comissão Europeia, fundações europeias e muitas outras. Desenvolve trabalho em parceria regular com vários centros de investigação portugueses e estrangeiros.

DIRECÇÃO

Director

Pedro Costa [+]

Sub directora

Ana Costa [+]

Sub director

Pierre Guibentif [+]

 

COMISSÃO CIENTÍFICA

Helena Lopes [+]

Maria Eduarda Gonçalves [+]

Paulo Tormenta Pinto [+]

Teresa Marat-Medes [+]

 

SECRETÁRIA DA UNIDADE

Maria João Machado

 

CEPAC | 

External Permanent Commission for Scientific Advice

Professor Carlos Gonçalves, PhD [+]

Professor Jean-Jacques Paul, PhD [+]

Professor José Madureira Pinto, PhD [+]

Professor Manuel Mira Godinho, PhD [+]

Professor Mariano Enguita, PhD [+]

CONSELHO CIENTÍFICO

Comprises all the Centre’s eligible Doctorates

Detailed list

 

REGULAMENTO DA UNIDADE

Download Regulation