Loading Loading...
 

Voluntariado SCML – Estudo sobre os Impactos do Voluntariado da SCML

 Governação, Economia e Sociedade
Palavras-Chave:

Coordenador(a): Madalena Matos

Equipa DINÂMIA’CET-IUL: Teresa Amor, Sónia Costa, Pedro Costa

Outros Membros: Pedro Alcântara, Instituto do Envelhecimento – Universidade de Lisboa (Consultor)

Parcerias:

Entidade Financiadora: SCML

Data de Início: 02/2014  Data de Finalização: 09/2014

Objectivos do Projecto:

1. Analisar o enquadramento regulamentador do Voluntariado na SCML (pressupostos, princípios, objectivos, expectativas, …)

2. Analisar o grau de execução dos princípios e dos objectivos subjacentes à implementação do Serviço de Voluntariado na SCML (pontos fortes e pontos fracos; dificuldades e obstáculos; articulação com outros serviços internos, ’boas práticas’, factores de inovação, …)

3. Analisar os modelos organizacionais e processuais adoptados (factores de eficácia e de eficiência, grau de satisfação, …)

4. Analisar os Resultados e os Impactos efectivos do Serviço de Voluntariado nas diferentes áreas de intervenção da SCML (resultados, graus de satisfação, confronto com expectativas iniciais, …)

5. Produção de Recomendações Estratégicas Methodology (max. 5-10 lines): - abordagem de natureza quantitativa, que possibilitará caracterizar as motivações, os níveis de satisfação, os constrangimentos, as expectativas, a percepção sobre os resultados e os impactos, etc., dos vários interlocutores enquadrados no âmbito do projecto (Beneficiários, Voluntários e os próprios Serviços da SCML), - uma abordagem de natureza qualitativa, por via da qual se pretende aprofundar, compreensivamente, o conhecimento relativo a cada uma das dimensões de análise. Neste caso, para além do enquadramento dos Beneficiários, dos Voluntários e dos Serviços da SCML, propõem-se ainda uma fase de recolha de informação com familiares dos beneficiários.

 n.a.
 n.a.