Loading Loading...
 

ÁREAS METROPOLITANAS – Transformação da Estrutura Social e Urbana das Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto no período de 1950 a 2011

 Cidades e Territórios
Palavras-Chave: Área Metropolitana de Lisboa; Área Metropolitana do Porto; Transformação; Estrutura social; Estrutura urbana.

Coordenador(a): Walter Rodrigues

Equipa DINÂMIA’CET-IUL: Sérgio Caramelo

Outros Membros: Patrícia Rodrigues; Raquel Deus

Parcerias: n.a.

Entidade Financiadora: n.a.

Data de Início: 02/2014  Data de Finalização: 12/2014

Objectivos do projecto:

A questão da composição e recomposições do tecido social das cidades e a sua expressão espacial ou, noutra perspectiva, a análise da mudança da estrutura social e urbana ao longo dos processos de crescimento urbano, é uma linha de investigação inscrita na matriz fundadora dos estudos urbanos e constituiu-se, desde então, num tema fundamental de produção científica. Em Portugal, a análise sistemática e em tempo longo das recomposições sociais tomou, sobretudo, como objecto empírico, a estrutura social da sociedade portuguesa no seu todo, ao invés dos casos específicos dos seus territórios metropolitanos. No caso português existem múltiplos estudos sobre a expressão espacial da mudança social. Contudo, não existe, ainda, um estudo alargado e em profundidade, contemplando as diversas dimensões e variáveis da transformação de longo termo, da estrutura social e urbana das duas áreas metropolitanas (Lisboa e Porto). O presente projecto toma como objecto de estudo a relação entre as transformações da estrutura social e da estrutura urbana nas duas áreas metropolitanas, no período longo que vai de 1950 a 2011. Methodology (max. 5-10 lines): A metodologia fundamental é a análise estatística dos resultados dos recenseamentos da população, edifícios e habitação, decorrentes de todos os momentos censitários de 1950 a 2011. Trata-se de efectuar uma análise longitudinal de uma série cronológica de dados agregados, com base num conjunto de variáveis e de cruzamentos previamente contidos nos dados disponibilizados pelo INE (Instituto Nacional de Estatística, IP).

 n.a.
n.a.