Loading Loading...
 

Summer School

A Summer School Reinventing the City estrutura-se na troca de experiências nacionais e internacionais sobre a intervenção na cidade a partir de movimentos de cidadãos. Destina-se a estudantes licenciados dos vários países e é desenhada a partir de metodologias activas que incluem visitas, Pecha Kuchas, debates, conferências e contactos formais e informais com líderes dos movimentos colectivos de base local.

A finalidade deste Curso é a de dotar os participantes de capacidade de reflexão crítica sobre processos de acção na cidade ao mesmo tempo que identificam enquadramentos teóricos, instrumentos metodológicos e resultados para a intervenção social e urbana.

O curso assenta na análise de estudos de caso, com visitas aos lugares, que permitam uma abordagem reflexiva pelo grupo de participantes que organizarão registos de campo a partir das situações concretas observadas ou narradas. Essas visitas, ou apresentações de situações, serão seguidas de conferências e debates de aprofundamento teórico e metodológico sobre os processos de intervenção urbana.

Assim, esta Summer Session pretende aprofundar as potencialidades e os limites dos processos de recriação da vida em comum de responsabilidade de cidadãos (quase) anónimos mas que são precursores de uma sociedade de transição – uma sociedade mais participada, mais solidária e mais ecológica – ao mesmo tempo que identificará factores de mudança e de inovação social que poderão estar no centro de novas formas de intervenção participada na cidade.

Se você participa em processos de organização colectiva na cidade, se é responsável por projectos de intervenção urbana, se se interessa sobre a mudança social e as formas de participação na cidade, esta Summer School pode interessar-lhe.

Download do Poster.

Visualizar programa

Para mais informações, visite o site.