Loading Loading...
 

Seminário

No próximo dia 23 de Março realiza-se o Seminário “Área Metropolitana de Lisboa: Ambiente Urbano e Riscos”, promovido pela AML, no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa.

O evento contará com a participação do membro DINÂMIA’CET-IUL, Prodª Teresa Madeira da Silva.

Com entrada livre e inicio pelas 09H30, este Seminário versará sobre aspectos essenciais para que a vida, nas grandes aglomerações urbanas, seja mais segura.

As ações de ocupação e de transformação do solo, levadas a cabo pelo homem, comportam sempre riscos ao nível do sistema biofísico. Riscos de maior amplitude quando se ignoram ou se violentam as capacidades naturais do sítio, explorando recursos para além do que é lícito no quadro da sustentabilidade ambiental.

A concentração urbana, levando a grande aglomeração de pessoas e atividades, agudiza os riscos. Riscos naturais e também riscos sociais. Riscos que aumentam face à inexistência de uma “cultura do risco” e ao relativo desconhecimento da realidade física envolvente.

É neste quadro de realidades e preocupações que  se abordará a importância que assumem o conhecimento da realidade física e social, a existência de uma correta monitorização dos fatores de risco, a adoção de medidas de prevenção adequadas, a exigência de meios de proteção civil, a “construção” de uma “cultura do risco” e a criação de redes de voluntariado que, sem substituir as responsabilidades do Estado, possam ajudar nas situações de desastre,

Consulte o programa deste Seminário. 

Mais informações disponíveis no site da Área Metropolitana de Lisboa, em www.aml.pt.