Loading Loading...
 

Seminário Internacional

No próximo dia 14 de maio irá decorrer o último Seminário Internacional no âmbito do Ciclo PATRIMÓNIO, NOVAS TECNOLOGIAS E CRIATIVIDADE

5ª SESSÃO | 18h30 – 20h30 | ISCTE-IUL – Aud. B203 

Hugh Denard  (University of Dublin)

Título: Roman Villas as Virtual Worlds

Moderadores: Teresa Marat-Mendes, [ISCTE-IUL | DINÂMIA’CET-IUL]

___________________

A inscrição deverá ser feita para o seguinte mail: patrimoniotecnologia@gmail.com

Preço da inscrição: 20 euros (Gratuito para estudantes, investigadores e docentes da Universidade de Évora e do ISCTE-IUL).

Para informações adicionais - Carmen Cangarato (00 351 266 706 581)

CONSULTAR PROGRAMA

CONSULTAR BROCHURA

CONSULTAR CARTAZ 

Seminário sobre a aplicação das novas tecnologias ao estudo e divulgação do Património Artístico.

A aplicação das novas tecnologias à pesquisa histórica data do início dos anos 90 do século passado e constitui-se como uma oportunidade extraordinária para o seu avanço e otimização. Através de modelos tridimensionais e interativos e, mais recentemente, dos ambientes de mundos virtuais é possível a recriação de realidades históricas desaparecidas, em ruína ou profundamente alteradas (objetos, obras de arte, edifícios, conjuntos arquitetónicos e até cidades), de modo a restituí-las à memória coletiva e torná-las mais próximas e compreensíveis ao presente.

Cidades, habitantes, manifestações culturais e religiosas são recriados permitindo uma visita muito particular à memória do passado. Não é só a pesquisa histórica que se vai “construindo” segundo uma metodologia inovadora e crescentemente singular, mas é igualmente o objeto de estudo que ganha novos contornos e concomitantemente outras apropriações, sejam científicas, pedagógicas ou meramente lúdicas.

Seminário dirigido a um público de estudantes universitários nas áreas de Património, História da Arte, Arquitectura, História, Arqueologia, Museologia, Artes Visuais, Design, Informática e Ciências Computacionais, assim como a professores e outros profissionais de áreas afins.

A sessão inaugural de 20 de Fevereiro realiza-se na Universidade de Évora. Repetir-se-á no dia 21 de Fevereiro no ISCTE-IUL. As restantes sessões do seminário decorrerão intercaladamente na Universidade de Évora e no ISCTE-IUL em Lisboa. Quando a sessão se realizar na Universidade de Évora será transmitida por videoconferência para o ISCTE-IUL. Quando a sessão se realizar no ISCTE-IUL será transmitida por videoconferência para a Universidade de Évora.