Loading Loading...
 

Palestra

No âmbito da unidade curricular “História da Arquitectura Portuguesa”, leccionada e coordenada pela Professora Paula André no Mestrado Integrado em Arquitectura da Escola de Tecnologias e Arquitectura do ISCTE-IUL, será apresentada pelo arquitecto Jorge Cruz Pinto a palestra “A imagem «invariante» da ‘Caixa’ na Arquitectura Portuguesa”, que percorrendo um itinerário de tempo longo pela arquitectura portuguesa revelará a imagem «invariante» da caixa. A palestra terá lugar no dia 13 de Novembro pelas 11:00h no auditório B 204 (edf. II) do ISCTE-IUL, estando aberta ao público em geral.

 

«A imagem «invariante» da ‘Caixa’ na Arquitectura Portuguesa»

Jorge Cruz Pinto

Resumo:

Reconhece-se que a imagem de ‘caixa’ enquanto «invariante» produtivo, tem permanecido no horizonte da Arquitectura Portuguesa, para além das vicissitudes e contingências histórico-culturais, como simples esquema metafórico que nos permite avaliar grande parte da cultura arquitectónica portuguesa, sujeita a resistências e a variações de operações projectuais, transfigurações, transformações e desenvolvimentos. Procuraremos chamar à atenção para uma arquitectura cujo grau de simplicidade formal, assente nesta unidade elementar, nos revela porém valores subtis de grande riqueza estética e construtiva. Através de um breve percurso por momentos significativos da História, até à contemporaneidade, procuraremos ilustrar e interpretar alguns exemplos paradigmáticos, com base na «Teoria do Espaço-Limite» e das suas categorias: Aparência, Emergência, Latência e Vazio.

Jorge Filipe Ganhão da Cruz Pinto (1960) ▪ Arquitecto pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, 1984 ▪ Doutor pela Escuela Técnica Superior de Arquitectura – Universidad Politécnica de Madrid, 1998. ▪ Agregado pela FAUTL, 2006. ▪ Professor Catedrático de Arquitectura e Urbanismo da FAUL, desde 2009 ▪ Presidente do Departamento de Arquitectura da FAUTL, de 2002-2009 ▪ Presidente e fundador do CIAUD – Centro de Investigação em Arquitectura e Design de 2006-2009. ▪ Professor Convidado no Master Pares, Università di Roma La Sapienza, 2007-2013 ▪ conferencista convidado em diversas universidades e instituições estrangeiras. ▪ Autor de vários livros e artigos de Arquitectura e Estética. ▪ Desenvolve a actividade profissional como arquitecto na empresa «Jorge Cruz Pinto + Cristina Mantas Arquitectos, Lda  ▪ Paralelamente dedica-se à Pintura.