Loading Loading...
 

Edição

Nos próximos dias será feita a apresentação do livro: A Crise, a Troika e as Alternativas Urgentes, que conta com a participação de Ricardo Paes Mamede, membro efectivo do DINÂMIA’CET-IUL. A apresentação será feita em 3 cidades em dias distintos:

Terça-feira, 10 de setembro, às 18 horas, no Auditório 3 da Fundação Calouste Gulbenkian.
Apresentação de João Ferreira do Amaral, José da Silva Lopes e Manuel Carvalho da Silva.

Quarta-feira, 11 de setembro, às 18h30 
na Cooperativa Árvore, Porto.
Apresentação de Manuel Carvalho da Silva 
e Jorge Bateira.

Terça-feira, 17 de setembro, às 18h, 
na Sala Keynes da Faculdade de Economia 
da Universidade de Coimbra 
(Av. Dias da Silva, 165, Coimbra).
Apresentação de José Reis e Daniel Oliveira.

A obra pode ser adquirida no site da Editora Tinta da China

Apresentação:

Os resultados da aplicação do programa da Troika em Portugal nos dois últimos anos estão à vista de todos: desemprego maciço, aumento das desigualdades e da pobreza, instabilidade pessoal e social, emigração forçada, falências de empresas. Alguns insistem em ver nestes sinais os custos inevitáveis de um processo de ajustamento necessário, transitório e essencialmente correto. No entanto, é hoje claro que aquela estratégia falhou nos seus próprios termos: as metas de redução do défice orçamental foram sucessivamente adiadas e a dívida pública é hoje mais insustentável do que em 2011.

Este livro procura demostrar que o programa da Troika não resolve – antes agrava – as dificuldades que começaram a avolumar-se há duas décadas e que conduziram Portugal à situação presente. Assim, construir alternativas à estratégia da Troika é fundamental para inverter o atual círculo vicioso de degradação social, económica e democrática. Mas também para construir um modelo de desenvolvimento para o país que seja económica, social e ambientalmente sustentável.

São precisas alternativas, corajosas e urgentes, para resgatar Portugal para um futuro decente.