Loading Loading...
 

Lisboa XXI – Conferências

5º Ciclo de Conferências LISBOA XXI – Minha Querida Lisboa

Conferência
Análise Configuracional dos Grandes Conjuntos Urbanos na Região de Lisboa (1945-1974)
Israel Guarda

18 Fev | 16:00 – 17:30
Auditório Afonso de Barros – Ala Autónoma | ISCTE-IUL
Entrada livre
Av. das Forças Armadas, Lisboa

Aderir ao Evento

 

 

::: Resumo
Cinco urbanizações de caráter predominantemente residencial, projetadas entre as décadas de 1940 e 1970 na região de Lisboa, são analisadas: Areeiro (1946), Alvalade (1945), Olivais Norte (1955), Alfragide (1960) e Portela (1965). Pretende-se dar conta do contexto geográfico, histórico, urbano e arquitetónico de cada uma destas urbanizações. O principal objetivo é perceber como evoluem os modelos urbanos e ideologias de projetos e como se revelam as suas variantes espaciais e sociais nestas diferentes urbanizações.

::: Nota curricular
Israel V. Guarda, Formado em História Variante de Arqueologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa em 2001. Nesta instituição defendeu tese de Mestrado em História de Arte Contemporânea (2006): “Formas Urbanas. A construção da cidade de Lisboa entre 1888 e 1958” e mais recentemente a tese de Doutoramento (2016): “Análise configuracional dos Grandes Conjuntos na Região de Lisboa (1945-1974): Contributos da Sintaxe Espacial para a História de Arte como História da Cidade”. Tem desenvolvido artigos e trabalhos no contexto de diversos projetos de investigação e participado em diversas conferências nacionais e internacionais.

5º Ciclo de Conferências LISBOA XXI – Minha Querida Lisboa
Coordenação Cientifica: Paula André
Organização: DINÂMIA’CET-IUL

O complexo processo do contemporâneo território urbano é o espelho das dinâmicas, das convergências, das contradições e dos discursos do mundo simultaneamente globalizado e localizado. A realidade urbana actual tem sido tema de investigação e reflexão em monografias e ensaios, plataformas e laboratórios, exposições e seminários, que a partir de uma caracterização do presente ambiente construído e trabalhando numa convergência dos saberes (arquitectura, urbanismo, geografia, economia, história, antropologia, filosofia, sociologia, arte, design…), procuram debater visões prospectivas das quais resulta um vasto reportório conceptual que constrói a história urbana.
A partir desta perspectiva transdisciplinar o 5º Ciclo de Conferências LISBOA XXI sob o título Minha Querida Lisboa, inserido na unidade curricular “Lisboa: rupturas e continuidades”, leccionada e coordenada pela Professora Paula André no Mestrado Integrado em Arquitectura da Escola de Tecnologias e Arquitectura do ISCTE-IUL, tem como principal objectivo desenvolver uma abordagem contemporânea de um caso concreto de cidade – Lisboa.
No sentido de laboratório de reflexão critica e de debate multidimensional, revela-se a cidade de Lisboa como âncora de uma cultura metropolitana nas suas dimensões Agostinianas de urbs e civitas, actualizadas nos domínios físicos, conceptuais, políticos e de governança da cidade.
Pretende-se analisar criticamente a arquitectura e o urbanismo da cidade como processo cultural, inscrito na problemática das memórias e das identidades. No sentido de promover uma abordagem transdisciplinar e holística em long durée da cultura urbana através do caso de Lisboa, no contexto das suas raízes históricas, foram convidados especialistas das áreas do Urbanismo, da Arquitectura, da Engenharia, e da História da Arte.