Loading Loading...
 

E-Book

e-Book Territórios Metropolitanos Contemporâne
CONSULTAR AQUI
O Programa Doutoramento Arquitetura dos Territórios Metropolitanos Contemporâneos, realiza no ano lectivo 2016-2017 a sua 6 edição. Desde 2011, altura em que este ciclo de estudos se apresentou junto da comunidade científica, temos recebido candidatos com múltiplos perfis, oriundos de escolas nacionais e estrangeiras, transportando para o ISCTE-IUL as sua visões sobre o território, filtradas pelos desígnios do metropolitanismo e do tempo presente. Estas visões têm permitido lançar projectos de investigação, desenvolvidos através do cruzamento disciplinar da arquitetura e de áreas afins, como o planeamento e o desenvolvimento urbano, a arquitetura paisagista e a arte.
O enfoque deste curso são os temas emergentes resultantes do confronto entre os processos de mudança trazidos pelo limiar da contemporaneidade e as estruturas urbanas e sociais sedimentadas pela acumulação do tempo longo. Neste contexto o programa doutoral envolve actualmente os candidatos em pesquisas organizadas em torno de dois ramos de investigação – ‘cidades e território’ e ‘arquitetura digital’.
Os seminários temáticos de acompanhamento de tese, a que se refere esta publicação, correspondem a uma iniciativa de aproximação dos vários trabalhos em curso, às unidades de investigação científica que acolhem o programa doutoral – o DINÂMIA’CET-IUL e o ISTAR-IUL.
Nestes seminários os candidatos tiveram a oportunidade de cruzar os resultados obtidos no curso dos seus trabalhos, com as impressões críticas de especialistas e investigadores afectos às várias linhas temáticas desenvolvias em cada unidade de investigação. No fim deste processo realizou-se, em 30de Maio de 2016, no Centro de Informação Urbana de Lisboa (CIUL), uma apresentação pública dostrabalhos, em formato de colóquio, aberto à comunidade cientifica e aos cidadãos.
Na expectativa de que estes textos apresentados no CIUL se sedimentem nas varias teses em curso, gostaria de saudar todos os intervenientes neste processo, salientado o papel do Prof. Vasco Rato, pelo seu envolvimento e dedicação a esta iniciativa.