Loading Loading...
 

Call for Papers

Congresso Internacional Lusófono

TODAS AS ARTES
TODOS OS NOMES

12 – 13 setembro 2016

ISCTE-IUL, Lisboa, Portugal

MAIS INFORMAÇÕES
ADERIR AO GRUPO FACEBOOK

APRESENTAÇÃO

Inspirados por Saramago, levamos a cabo o primeiro Congresso Internacional “Todas as Artes|Todos os Nomes” como matriz e espaço de conhecimento, de investigação e de celebração das artes lusófonas numa perspetiva da sociologia, dos estudos culturais e dos estudos urbanos. Este primeiro Congresso da Rede Todas as Artes ocorre no ISCTE-IUL Instituto Universitário de Lisboa, assinalando uma co-organização entre o DINÂMIA’CET – IUL e o Instituto de Sociologia da Universidade do Porto. Funciona como o ponto primeiro de ancoragem da Rede Luso-Afro-Brasileira de Sociologia da Cultura e das Artes: Todas as Arte.

As artes impõem-se, cada vez mais, como referentes emblemáticos da contemporaneidade. Diante das tensões engendradas por singulares crises económicas, por conflitos de natureza cultural, étnica e religiosa, dos limites entre fronteiras, das reiteradas diásporas que compõem distâncias e aproximações, tem sido a arte quem condensa e acolhe as pluralidades que Appadurai denominou de mundos imaginados. Pode, assim, afirmar-se que os contextos múltiplos de crise têm fomentado em todo mundo estratégias singulares de resistência, formação de coletivos que apontam para a composição de originais paisagens de artes e de criatividade. Observa-se que as artes têm atuado, também, como exemplares dispositivos que têm permitido agenciar emergentes modelos de colaboracionismo, de fazer circular de modo horizontal múltiplas plataformas de criatividade e diversidades estilísticas. Observa-se que fora dos ruídos advindos da normativa da política, dos tumultos das crises e ações de terror, a arte tem mobilizado espaços de mútua contaminação criativa e, no âmbito da conflitualidade, tem constituído novos planos de linguagem e a profusão de signos culturais e sociais sob novos códigos.
MAIS INFORMAÇÕES

Coordenadores: Glória Diógenes, Lígia Dabul, Paula Guerra, Pedro Costa.

Comissão Científica: Augusto Santos Silva, Claudino Ferreira, Glória Diógenes, José Machado Pais, Lígia Dabul, Paula Abreu, Paula Guerra, Pedro Costa, Ricardo Campos e Vera Borges.

Comissão Executiva: Ana Oliveira, Hélder Ferreira, Maria Assunção Gato, Paula Guerra, Pedro Costa, Ricardo Lopes, Rodrigo Almeida, Tânia Moreira e Vera Borges.

Oradores Principais: Carlos Fortuna, Cornelia Ekert, Gláucia Vilas Boas, Glória Diógenes, Lígia Dabul, Maria Lúcia Bueno, Paula Guerra, Pedro Costa, Ricardo Campos