Loading Loading...
 

Conferências Lisboa XXI

5º Ciclo de Conferências LISBOA XXI – Minha Querida Lisboa

O bairro de Campo de Ourique: um projecto singular

Susana Maia e Silva

 

10 Março
14:30 – 15:30
Auditório Afonso Barros, Ala Autónoma
Entrada livre
ISCTE-IUL

 

Coordenação Científica: Paula André
Organização: DINÂMIA’CET-IUL

Aderir ao Evento

Resumo

O bairro de Campo de Ourique foi projetado pela Câmara Municipal de Lisboa a partir de 1878, constituindo uma das primeiras iniciativas no âmbito de uma nova estratégia urbana desenvolvida para a cidade.

Planeado para uma zona marcadamente rural, no extremo ocidental da capital, o bairro distingue-se das intervenções urbanísticas subsequentes, pela sua localização e pela sua morfologia, configurando-se como um caso de excepção no âmbito do programa urbanístico municipal.

Procura-se, ao analisar o projecto urbanístico de Campo de Ourique, o objectivo da iniciativa, a sua concepção, planeamento e execução, partir para o entendimento do modo de atuação e das prioridades da Câmara Municipal no âmbito das novas aspirações para a cidade.

 

Nota curricular

Susana Maia e Silva, natural de Lisboa, é licenciada em História, variante História da Arte, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (UNL) (1998). Concluiu o Mestrado em História da Arte Contemporânea (FSCH/UNL) em 2014, com a dissertação intitulada O bairro de Campo de Ourique: projectos e actuações (1878-1958).

Tem-se dedicado quase inteiramente ao estudo do bairro e da zona de Campo de Ourique, apresentando com alguma regularidade comunicações que versam diversas temáticas sobre este espaço da cidade. Elaborou, ainda neste âmbito, um estudo sobre a implantação e história do Quartel de Campo de Ourique (2008), a pedido da Escola do Serviço de Saúde Militar, unidade residente no Quartel.

Neste momento procura aprofundar diversas questões que abordou na sua dissertação, e desenvolve um projecto de divulgação da história do bairro.