Loading Loading...
 

Conferência

No próximo dia 24 de janeiro terá lugar no Auditório C104, no Edifício II do ISCTE-IUL, a conferência  Remunerações, Arranjos Contratuais e Segmentação do Mercado de Trabalho organizada pelo DINÂMIA’CET-IUL, no âmbito do projeto FLEX, em parceria com o Mestrado em Políticas do Desenvolvimento dos Recursos Humanos da ECSH do ISCTE-IUL.

A entrada é livre, sujeita a inscrição via dinamia@iscte.pt.

 

Apresentação

A flexibilidade do mercado de trabalho ocupa um lugar central na atual agenda económica, política e social da União Europeia. O aumento acelerado do desemprego e a reconfiguração das relações de emprego contribuem para a crescente ligação das regras contratuais e salariais às flutuações e incertezas dos mercados, questionando assim os modelos tradicionais de gestão dos recursos humanos. A insegurança atinge particularmente determinadas categorias da população ativa, os “outsiders”, mas igualmente os grupos de trabalhadores habitualmente protegidos, os “insiders”, reforçando a dualidade do mercado de trabalho.

Com a conferência Remunerações, Arranjos Contratuais e Segmentação do Mercado de Trabalho, realizada no âmbito da apresentação final dos resultados do projeto Remunerações flexíveis para contratos flexíveis? A dinâmica da relação entre a política salarial e os contratos de emprego ao nível da empresa, financiado pela FCT, pretendemos contribuir para este debate de duas formas. Por um lado procuramos identificar os modelos dominantes de políticas salariais praticadas pelas empresas, por outro lado pretendemos oferecer uma imagem integrada da flexibilidade, explorando a relação entre políticas salariais e contratos de trabalho.

Ver programa