Loading Loading...
 

Conferência

No próximo dia 21 de Novembro, pelas 18h00, terá lugar no ISCTE-IUL, na Sala  B202, a Conferência Atores da inovação e o Sistema da Propriedade Intelectual no Brasil, apresentada pelo Prof. Artur Stamford da Silva da Universidade Federal de Pernambuco.

Uma Conferência organizada pelo DINÂMIA’CET-IUL. A entrada é livre.

Resumo

A pesquisa é atividade eminente da pós-graduação, de universidades. Partindo de vivências junto à Diretoria de Inovação e Empreendedorismo (DINE-PROPESQ-UFPE), da participação em cursos e eventos nacionais e internacionais, além dos estudos da literatura pertinente, verificamos que frases como “não há inovação no Brasil por causa da insegurança jurídica”, por causa da “insegurança económica” etc.. Consideramos que isso é reduzir o debate à causalidade, o que impossibilita verificar fatores de motivação e dificuldades da inovação. Uma tecnologia nunca beneficiará a sociedade pela transformação da universidade em indústria, contudo a integração Universidade/Empresa requer integração da política pública. Assim, pesquisamos os caminhos da inovação no Brasil observando relações entre o sistema científico, o sistema jurídico o sistema político e o sistema económico.

Nota Biográfica

Artur Stamford da Silva é Professor Associado da Universidade Federal de Pernambuco. Leciona Sociologia do direito, Hermenêutica e Metodologia na Faculdade de Direito do Recife; Teoria Social do Direito e Metodologia da Pesquisa, no Programa de Pós-graduação em Direito da UFPE e Teoria e Sociologia da Propriedade Intelectual no Programa de Pós-Graduação em Inovação Terapêutica da UFPE.

É Diretor da DINE (Diretoria de Inovação e Empreendedorismo da PROPESQ-UFPE).

É coordenador do Programa de Pós-graduação em Direitos Humanos da UFPE.

É coordenador do Moinho Jurídico (Mostruário de Observação Social do Direito) do Centro de Ciências Jurídicas da UFPE.

A sua área de atuação centra-se em sociologia do direito, propriedade intelectual e direitos humanos.