Loading Loading...
 

Conferência

Conferência

Do estado sólido ao estado líquido: o viver contemporâneo :::  Pedro Fonseca Jorge

9 de Outubro | 16h00 | Auditório 2

ISCTE-IUL

Coordenação Cientifica: Paula André

Resumo

A habitação coletiva, no domínio da arquitetura do séc. XX, pode ser quase inteiramente assimilada às experiências realizadas no campo da habitação social. Abrangiam, pela escala e pelo alcance, numerosas pessoas e grupos domésticos, pelo que constituíam experiências quase laboratoriais no domínio alargado da sociedade em geral, seja refutando-a, seja aceitando os seus dogmas.

Compilar estes modelos assume-se como a base de uma reflexão sustentada sobre o habitar contemporâneo, em que um novo nomadismo se vem instalando: mobilidade, incerteza e dinamismo, fatores que assumem a “casa” como um objeto anónimo, na qual o design adota o papel de a definir como “objeto de afeto”, ao mesmo tempo que assume a responsabilidade de ser móvel e acompanhar o utente.

 

Short Bio

Pedro Fonseca Jorge, Licenciado em arquitetura, e Mestre em Habitação Popular, possui um Doutoramento Europeu no campo da Habitação Coletiva que aborda a Célula Mínima nas suas variantes de espaço, custo, cidade e grupo doméstico, tema que consiste numa base de trabalho para o habitar contemporâneo na atividade projetual, sempre que a oportunidade se oferece.

Frequenta o Mestrado em Design do Produto na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, onde estuda o mobiliário adaptado a uma vida nómada, como complemento da arquitetura contemporânea.