Loading Loading...
 

Aula Aberta

 

Habitar a cena
Nuno Lacerda Lopes8 Outubro | 11H00 | Auditório B 204 | ISCTE-IUL

Unidade Curricular: História da Arquitectura Portuguesa
Ciclo Aulas Abertas: “Arquitectura Portuguesa: identidades”
Coordenação Cientifica: Paula André

Resumo:
Identidades. A aula procura debater os diferentes processos de criação de uma identidade e sua representação, tendo por base uma experiência de desenho e concepção cenográfica apoiada em casos concretos que o autor realizou ao longo dos 25 anos de trabalho nos mais relevantes teatros nacionais.
Nesta sessão podemos testemunhar, verificar e registar a importância crescente da imagem ou sobreposição do visual no processo de criação arquitectónica, mas também podemos verificar a um outro nível, a inversão dos processos de pensamento arquitectónico e sua inundação ou contaminação em muitas e “novas” áreas disciplinares que, no limite, resultarão novas arquitecturas ou “novas” identidades arquitectónicas.

Nota Curricular:
Nuno Lacerda Lopes, Arquitecto, licenciado  e doutorado em Arquitectura pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto onde lecciona desde 1987 as unidades curriculares de Projeto , Construção e ProjetoBIM que é regente.
Autor de diversos livros sobre Arquitetura; Construção, Design e Cenografia, com artigos publicados em revistas nacionais e internacionais e diversos artigos sobre a sua obra podem ser encontrados em várias publicações online. Tem realizado e participado em conferências sobre Arquitetura, Modos de Habitar, Projetar e Construir, Inovação, e metodologia BIM aplicada ao projeto e ao ensino da arquitetura.
Coordenador científico do curso de arquitectura da Universidade José Eduardo dos Santos-UJES, Huambo, Angola; Coordenador do CIAMH da FAUP; Coordenador do Núcleo de I&DI da CNLL; membro fundador do Grupo BIMFORUM Portugal; coordenador editorial do grupo GTBIM da PTPC.
Autor de diversos projetos de edifícios construídos em Portugal e internacionalmente, participou em várias exposições, tendo sido distinguido com diversos prémios, destacando entre as suas obras o Centro Multimeios de Espinho, Edifícios VL8 Gaia, Teatro Carlos Alberto Porto, Escola de Mouriz, Habitação Braga, Habitação Valongo, Escola Vilela, Gandra e Marco; internacionalmente tem trabalhos realizados em Angola, Argélia, Brasil, China, Marrocos, Moçambique e Reino Unido.