Loading Loading...
 

Equipa

Nome: Vítor Matias Ferreira
Email: matias.ferreira@sapo.pt
Contactos:

Professor Emérito do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. Catedrático de Sociologia (aposentado) do ISCTE. Docência desde a criação deste Instituto. A partir dos anos ‘90, coordenador e docente do Mestrado Cidade, Território e Requalificação do ISCTE. Durante cerca de uma década, coordenador de um Programa Erasmus/Sócrates, no domínio da sociologia. Um dos fundadores do CET – Centro de Estudos Territoriais, actualmente integrado no DINÂMIA’CET. Dirigiu, durante alguns anos, a revista deste centro, Cidades. Comunidades e Territórios. Coordenou e participou em diversos projectos de pesquisa (alguns de âmbito internacional), nos domínios da sociologia e da urbanística, publicando diversos livros, capítulos de livros e artigos em publicações nacionais e estrangeiras.
Sociologia e Urbanística
Fascínio da Cidade. Memória e Projecto da Urbanidade (2004), Lisboa, Edição: Ler Devagar.Memoria (2005) in F. Indovina (Org.), Nuovo Lessico Urbano, Milão, Franco Angeli.

Movimento, Urbanidade e Cidadania (2003) in J. Rebelo (Coord.), Novas Formas de Mobilização Popular, Porto, Campo das Letras.

A Cidade da Expo ’98 – Uma Reconversão na Frente Ribeirinha de Lisboa? (Coord. com    Francesco Indovina.) (1999), Lisboa, Ed. Bizâncio.

Lisboa, a Metrópole e o Rio. Centralidade e Requalificação das Frentes de Água (Coord.) (1997), Lisboa, Ed. Bizâncio.

O Desenvolvimento Turístico Sustentável. A Consciencialização e o Acompanhamento do Desenvolvimento Turístico Sustentável na Costa Sudoeste de Portugal (Coord.), CET – Instituto do Turismo de Portugal, 2006-2008

Património Urbano, Espaço Público e Protagonismo das Cidades. As Metrópoles de Lisboa e do Porto no dealbar do Século XXI (Coord.). FCT/PRAXIS, CET/ISCTE, 1999-2004. Relatório de Investigação, 2004

Border Cities and Towns: Causes of Social Exclusion in Peripheral Europe (Coord. do    caso português – Lisboa), Projecto da U.E., Programa TSER, 1997-2001. Coordenação de Lila Leontidou, Universidade do Mar Egeu, Grécia. Relatório de Investigação, 2002.

Descarregar PDF [+]