Loading Loading...
 

Equipa

Nome: José Luís Possolo de Saldanha
Email: jlpsa@iscte.pt
Contactos:

José Luís Possolo de Saldanha, casado, nasceu em Lisboa a 10/9/1966. Concluiu a licenciatura em Arquitectura na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa no ano lectivo de 1988/89, com a informação final de catorze valores e a qualificação de Bom. Em Junho de 1989, e em simultâneo com a execução do trabalho final de Projecto V na Faculdade de Arquitectura, foi admitido à frequência do curso de “Patologia, Reabilitação e Manutenção de Estruturas e Edifícios” pela Associação para o Desenvolvimento do Instituto Superior Técnico, que concluiu com aproveitamento no final desse ano. Em Fevereiro de 1990, estagiou durante seis meses na Construtora Wysling Gomes Ltda., em São Paulo, associada em Portugal de Assumpção, Montefort e Wysling Lda. Foi de Outubro de 1999 a Julho de 2002 bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian para a realização da Tese de Doutoramento, que desenvolveu sob orientação do Professor Doutor Arquitecto José Ramón Moreno Pérez, do Departamento de Teoria, História e Composição Arquitectónica da ETSA – US. É doutor em Arquitectura pela Escola Técnica Superior de Arquitectura (ETSA) da Universidade de Sevilha (US), tendo por tese “Arquitectura Habitacional Dispersa no Olival do Alentejo Interior. «Montes» com Lagar na Província Trastagana”, de que realizou defesa pública no Departamento de Teoría, História e Composição Arquitectónica da referida instituição, com atribuição da classificação máxima de “aprovado cum laudae por unanimidade” pelo tribunal composto pelos Professor Doutor Arquitecto Eduardo Mosquera Adell (Presidente), Professor Doutor Juan Agudo Torrico (Secretário), do Departamento de Antropologia da Faculdade de Letras da Universidade de Sevilha, Professora Doutora Arquitecta María Cruz Aguilar García, Professor Doutor Engenheiro Agrónomo José Manuel Baptista do Nascimento Gouveia e Professor Arquitecto José Manuel Pagés i Madrigal. A referida tese acha-se registada no Registo Nacional de Títulos de Espanha sob o nº2005/074019, e no Registo Universitário de Títulos de Sevilha sob o nº 000123357. Encontra-se disponível à consulta pública na Biblioteca da Escola Técnica Superior de Arquitectura (ETSA) da Universidade de Sevilha, e em exemplar na língua portuguesa na Biblioteca Nacional de Lisboa. Possui registo nº5/06 no Instituto Superior das Ciências e do Trabalho na Empresa (ISCTE), em Lisboa, com a data de 25 de Outubro de 2006. Da tese doutoral, foi produzida em Dezembro de 2003, sob formato de «álbum», uma edição adaptada de 1.100 exemplares sob o nome Azeites e Olivais no Alentejo. «Montes» com Lagar na Província Transtagana, com patrocínio da Caixa Agrícola de Crédito e do Grupo Sovena/Azeites Oliveira da Serra, que se acha em diversas bibliotecas nacionais e estrangeiras, a saber: Biblioteca da ETSA, em Sevilha; Biblioteca João Paulo II, da UCP em Lisboa; Biblioteca D.José Pedro da Silva, da UCP em Viseu; Biblioteca do ISCTE em Lisboa, entre outras.
História da Arquitectura, Cidade e Território
Livros publicados:

SALDANHA, José Luís. Luís Possolo: Um Arquitecto do Gabinete de Urbanização do Ultramar. Lisboa. CIAAM, 2012.SALDANHA, José Luís. Azeites e Olivais no Alentejo. «Montes» com Lagar na Província Transtagana. Lisboa. Edição de autor, 2003.

Capítulo de Livro:

SALDANHA, José Luís. Olivicultura no Mundo Rural Romano. In “O Azeite em Portugal”. Lisboa. Edições Inapa, 2002.

Acta de Congresso:

SALDANHA, José Luís. Os Projectos Executados pelo Arquitecto Luís Possolo para a província ultramarina portuguesa de Moçambique. Comunicação no âmbito do Congresso Internacional «Saber Tropical em Moçambique: História, Memória e Ciência», 18 páginas. Edição Digital do Instituto de Investigação Cientifica Tropical. http://2012congressomz.wordpress.com/actas/. Lisboa, 2013. Coord. Ana Cristina Roque e Eugénia Rodrigues.

Artigo em Revista Indexada com revisão por pares:

IF THIS IS PARADISE, I WISH I HAD A LAWNMOWER! In: Pós nº 34. Revista do programa de pós-graduação em arquitectura e urbanismo da Faculdade de Arquitectura da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2013, pags 140-159. DOI:  http://dx.doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v20i34p140-159.

Investigador no âmbito do Projecto: “Os Gabinetes Coloniais de Urbanização – Cultura e Prática Arquitectónica” (referência FCT: PTDC/AURAQI/104964/2008).

Investigador no âmbito do Projecto: “Habitação para o maior número: Lisboa, Luanda, Macau” (referência FCT PTDC/ATP-AQI/3707/2012).

Link  [+]