Loading Loading...
 

Equipa

Nome: Ana Cristina Narciso Costa

Email: ana.costa@iscte.pt

Contactos:

Professora Auxiliar no Departamento de Economia Política da Escola de Ciências Sociais e Humanas do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa e Investigadora do Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território (DINÂMIA’CET). Doutorada em Economia pelo ISCTE e mestre em Desenvolvimento e Cooperação Internacional pelo ISEG-UTL. A sua tese de doutoramento intitula-se A Dificuldade da Escolha. Acção e Mudança Institucional.É subdirectora do DINÂMIA’CET. É também membro do Observatório sobre as Crises e as Alternativas do Centro de Estudos Sociais (CES – Universidade de Coimbra) em colaboração com o Instituto para os Estudos Laborais da Organização Internacional do Trabalho (INST/OIT).
História das Ideias Económicas, Economia Comportamental e Institucionalista, em particular, as questões da deliberação individual e colectiva, (in)comensurabilidade, conflitos de valores e dilemas morais.
Costa, Ana Narciso (2013), “Images of Difficulty”, The IIOAB Journal – Institute of Integrative Omics and Applied Biotechnology – Special Issue on Neuroscience in Economic Decision Making, Vol. 4, nº.  3; Apr-June: 3-8.

Ferreiro, Maria de Fátima, Maria Eduarda Gonçalves e Ana Costa (2013), “Conflicting Values and Public Decision: the Foz Côa Case”, Ecological Economics, vol. 86: 129-135.Costa, Ana Narciso e José Castro Caldas (2011), “Claiming Choice for Institutional Economics”, Journal of Economic Issues, Vol. XLV, nº. 3: 665-684.

Costa, Ana (2010), “De ciência da escolha a ciência do comportamento: por onde anda o indivíduo na Economia?” em Vítor Neves e José Castro Caldas (Orgs.), Economia sem Muros, Coimbra: Almedina.

Caldas, José Castro, Ana Narciso Costa e Tom R. Burns (2007), “Rethinking economics: the potential contribution of the classics”, Cambridge Journal of Economics, vol. 31, nº. 1: 2540.

Investigadora Principal do projecto de investigação OpenEc (A Economia e o ‘mundo real’: o caso do memorando português) coordenado pelo CES – Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, sendo o DINÂMIA’CET instituição participante (EXPL/IVC-ESCT/2324/2013, Abril de 2014 a Abril de 2015).

Membro da equipa do projecto de investigação Behave (Uma Abordagem Comportamental às Decisões do Crédito ao Consumo) coordenado pelo CES – Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, sendo o DINÂMIA-CET instituição participante (Março de 2011 a Setembro de 2014).

Membro da equipa do projecto de investigação BeCom (A Escolha Apesar da (In)comensurabilidade: Controvérsias e tomada de decisão pública acerca do desenvolvimento territorial sustentável) coordenado pelo CES – Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, sendo o DINÂMIA-CET instituição participante (PTDC/CS-ECS/099630/2008, Fevereiro de 2010 a Setembro de 2013).

 Descarregar PDF [+]