Loading Loading...
 

Equipa

Nome: Ana Cláudia Valente
Email: anaclaudia.valente@sapo.pt
Contactos:

Investigadora no CEPCEP, Universidade Católica Portuguesa (UCP) e no DINÂMIA’CET (ISCTE-IUL). Desde 2010, é Vogal da Direção do CEPCEP. Em 2014 integrou a equipa de investigação do CESOP – Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da UCP. É doutorada em Economia, especialidade Economia Industrial e da Inovação, pelo ISCTE-IUL. Licenciatura em Sociologia pela Universidade Nova de Lisboa, com Pós-graduação em Economia e Políticas Públicas e Mestrado em Políticas e Gestão de Recursos Humanos, ambos no ISCTE-IUL. As suas áreas de investigação são: capital humano, inovação e políticas públicas de educação, formação e emprego. Desde 2013 que faz parte da rede “Skills Forecasting and Labour Market Developments” do CEDEFOP, como especialista nacional selecionada.
Capital humano; inovação; trabalho; políticas públicas de educação, formação e emprego.
Valente, A.C., Simões, A. e Santos, F. (2014). “Convincing resistant and discouraged adults for lifelong learning: the role of national strategies and local communities”. In Proceedings of the 2014 Conference of the ESREA Research Network on “Local Change, Social Actions and Adult Learning: Challenges and Responses” Institute of Education, University of Lisbon, June 26, 27 and 28, 2014.Valente, A.C., Domingues, A.R., Soares, C., Dias, G.P., Correa, I., van den Bossche, P. e Ramos, T. B. (2014). Assessment of life-cycle skills and training needs in the renewable and energy efficiency sectors: the cases of the wind energy and electric mobility and smart grids. In the forthcoming OECD-Cedefop Green Publication.Valente, A.C. e Marques, P. (2014). An Evaluation of the Social and Employment Aspects and Challenges in Portugal. Policy Note. Directorate General for Internal Policies – Economic Governance Support Unit (EGOV).

Valente, A.C., Xavier de Carvalho, L. e Xavier de Carvalho, A. (2011). “Bringing Lifelong Learning to Low Skilled Adults: The New Opportunities Initiative”. In Carneiro, R. (Coord), Accreditation of Prior Learning as a Lever for Lifelong Learning: Lessons learnt from the New Opportunities Initiative, Portugal. CEPCEP-UCP, UNESCO-UIL e MENON.

Valente, A.C. e Salavisa, I. (2011). Innovation and growth in the knowledge-based economy: The role of education quality, cognitive skills and workplace learning. In Proceedings of the EAEPE 2011 Conference on Schumpeter’s Heritage – The Evolution of the Theory of Evolution, October, 27 – 30, 2011, Vienna, Austria.

IESE. Adultos de Baixa Escolaridade – Novos Desafios para a Aprendizagem ao Longo da Vida em Portugal (2013-2014). Projeto financiado pelo POAT-FSE.SERGA. Fatores Determinantes para o Crescimento do Emprego de Jovens (CREJOV) (2012-2013). Projeto financiado pelo POAT-FSE.Quartenaire Portugal e IESE. Avaliação Estratégica do QREN – Lote 1: Estudo de Avaliação do Contributo do QREN para a Redução do Abandono Escolar Precoce (2012-2013). Observatório do QREN.
Descarregar PDF [+]