Loading Loading...
 

Formação Avancada

Doutoramento em Arquitectura dos Territórios Metropolitanos Contemporâneos

 

 

O Programa de Doutoramento em Arquitectura dos Territórios Metropolitanos Contemporâneos elege o território contemporâneo como tema central de debate, privilegiando por essa via o estabelecimento de ramificações de pesquisa numa ampla rede.

A linha científica que orienta este ciclo de estudos é acolhida pelo DINÂMIA-CET’IUL (centro de investigação de excelência pela FCT) e resulta do cruzamento entre a arquitectura, a arquitectura paisagista, a arte pública e o desenvolvimento urbano.

A construção deste corpo multidisciplinar, resultante do confronto de ideias entre personalidades oriundas de várias áreas disciplinares, clarifica a percepção relativa aos fenómenos metropolitanos e respectiva cultura contemporânea.

Esta base permite a incorporação de temáticas de amplo espectro a enunciar pelos candidatos como possibilidade de investigação, podendo abarcar aprofundamentos mais historiográficos, ou percepções sobre as mutações do pensamento e do território actual.

A escala de um debate metropolitano supera a realidade nacional, implicando um nível de pesquisa que posiciona este programa de doutoral numa esfera internacional. Neste sentido os candidatos podem dispor das parcerias internacionais protocoladas pelo Departamento de Arquitectura e Urbanismo do ISCTE-IUL, nomeadamente com a Faculdade de Arquitectura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (Brasil).

Os destinatários deste programa doutoral são: arquitectos, paisagistas, artistas, estendendo-se a todas as formações nas áreas das ciências sociais e estudos urbanos.

A tese de doutoramento poderá ser desenvolvida no âmbito de um trabalho de investigação estritamente teórico, estando também prevista a possibilidade compilação de artigos científicos e a elaboração de investigações ao abrigo do disposto no DL 230/2009 de 14 de Setembro, com base no desenvolvimento fundamentado de projectos arquitectónicos ou artísticos.