Loading Loading...
 

Formação Avancada

Mestrado em Estudos Urbanos (Co-Tutela)

A mudança que atinge hoje as sociedades é singularmente intensa e veloz, mas esta mudança tem uma incidência particular nas cidades. As cidades acolhem hoje mais de 50% da população mundial, vêem a sua forma física, a sua morfologia social e o papel económico que desempenham à escala mundial profundamente alterados.

Com base numa matriz multidisciplinar, o Mestrado em Estudos Urbanos pretende fornecer competências de análise das dinâmicas de mudança socioeconómica e urbana, de compreensão da complexidade e diversidade sociocultural e de estilos de vida na cidade, bem como fomentar o domínio dos instrumentos de planeamento e gestão urbana. Permitirá, assim, a capacidade de entendimento e análise das problemáticas urbanas e de desenvolvimento de estratégias de intervenção, cientificamente informadas e em equipas multidisciplinares.

O Mestrado em Estudos Urbanos está direccionado tanto para alunos com interesse na área dos Estudos Urbanos que terminaram o primeiro ciclo, como para técnicos e decisores cuja prática profissional se relacione com a intervenção em contexto urbanos.

A área científica dominante é a dos Estudos Urbanos, mas estando ancorado numa abordagem multidisciplinar, conta com um leque muito diversificado de Unidades Curriculares opcionais nas áreas da Sociologia, Geografia, Arquitetura e Urbanismo, Economia Política, História e Antropologia. O curso é organizado em parceria entre o ISCTE-IUL e a FCSH da Universidade Nova de Lisboa, conferindo duplo grau. É, ainda, apoiado por várias Unidades de Investigação, entre elas, o DINÂMIA’CET–IUL (DINAMIA’CET-IUL, Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território).

Visite a página do curso