Loading Loading...
 

Formação Avancada

Mestrado em Economia Monetária e Financeira

O objectivo principal deste mestrado é estudar o sistema bancário e os mercados financeiros.

Aos mercados e às instituições financeiras chegam diariamente fluxos de informação de natureza macroeconómica, de natureza sectorial e empresa a empresa. O mestrado procura analisar a forma como esta informação é processada pelos profissionais da área e o resultado que daí decorre em termos do equilíbrio nos vários mercados. Os mercados obrigacionista, accionista e cambial são estudados em detalhe e existe uma disciplina exclusivamente dedicada ao mercado de produtos financeiros derivados.

A política monetária e a sua transmissão por via do sistema bancário recebem especial destaque devido ao papel determinante que têm para a evolução da economia, em geral, e dos mercados financeiros, em particular. Da mesma forma, estuda-se o impacto da divulgação de nova informação macroeconómica e da publicação de estudos sobre vários sectores da actividade económica (energia; extração mineira; indústria automóvel; construção e imobiliário; telecomunicações; turismo e hotelaria; saúde; entre outros setores).

O corpo docente do mestrado inclui professores doutorados de quatro departamentos do ISCTE-IUL: Departamento de Economia, Departamento de Economia Política, Departamento de Finanças e Departamento de Métodos Quantitativos.

O mestrado destina-se preferencialmente a candidatos que possuam e demonstrem suficientes conhecimentos na área dos Métodos Quantitativos.

Visite a página do Curso